Terminal Rodoviário José Garcia Villar
A história da Viação Garcia confunde-se com a do Norte do Paraná e é reconhecida de diversas formas. O Terminal Rodoviário de Londrina, por exemplo, leva o nome de José Garcia Villar que, em 1937, logo nos primeiros anos de atividades da Viação Garcia, tornou-se sócio de Celso Garcia Cid.
A maneira inusitada como Garcia Villar tornou-se sócio da empresa foi contada em livro. Quando precisou de um parceiro, em 1937, Garcia Cid recorreu a um modo pouco usual: publicou um anúncio no Jornal O Estado de São Paulo.
Antes de responder ao anúncio e procurar Celso Garcia Cid propondo a parceria, Garcia Villar percorreu as linhas da empresa para avaliar se o negócio era mesmo lucrativo. Em uma caderneta, anotava tudo: o consumo de combustível, o fluxo de passageiros, a quantidade de vales.
Motoristas começaram a notar a frequência do “homem da caderneta” nas viagens e trataram logo de avisar Celso Garcia Cid. Antes que Celso pudesse encontrá-lo, José Garcia Villar foi até ele e disse que, após fazer contas, queria a sociedade. Em 1º de fevereiro de 1938, a Viação Garcia passou a se chamar oficialmente Empresa Rodoviária Garcia & Garcia.
José Garcia Villar morreu em 1962. Dez anos depois, morria Celso Garcia Cid. O primeiro era considerado “freio e embreagem” do “acelerador” Celso Garcia Cid, e ambos têm papel de destaque na história de Londrina.
Quando o novo terminal rodoviário de Londrina foi construído – e inaugurado em 1988 – não houve dúvida quanto a seu nome de batismo. O projeto original foi executado pelo arquiteto Oscar Niemayer, porém sofreu alterações pelo prefeito da época, Wilson Moreira. Trata-se de uma obra inovadora, em formato circular e com construção toda em zinco.
No centro, o teto possui uma abertura sobre uma área de jardim, ao redor do qual estão localizados os guichês para a venda de passagens, lojas, farmácias, lanchonetes, bancos e outros serviços. As plataformas ficam na parte de fora do círculo. O Terminal de Londrina é considerado um dos mais bonitos e completos do Brasil, com ampla plataforma para embarque dos passageiros no sistema integrado de transporte coletivo, shopping 24 horas, praça interna e externa, além do relógio de Sol.