Após fusão, Garcia e Brasil Sul renovam frota e constroem nova sede Skip to content

Oito anos após fusão, Garcia e Brasil Sul renovam frota e constroem sede

Oito anos após fusão, Garcia e Brasil Sul renovam frota e constroem sede

Ônibus de última geração e serviços premium são diferenciais das empresas

O Grupo Viação Garcia e Brasil Sul acaba de completar oito anos da grande fusão de suas empresas, em um momento extremamente positivo e com o inestimável reconhecimento de ter a frota mais nova do País em operação – hoje composta por 800 ônibus, com idade média de um ano. O presidente José Boiko e o vice-presidente Estefano Boiko Jr, comemoram os resultados obtidos nestes anos e projetam o retorno do movimento aos níveis pré-pandemia.
De 2014 até o momento, as empresas adquiriram 675 ônibus, com investimento de R$ 440 milhões. Uma moderna sede está sendo construída em Londrina, uma obra de 16 mil m² e investimento de R$ 40 milhões. Recentemente, uma ampla garagem inaugurada em Maringá recebeu recursos de R$ 25 milhões.

Com 2,5 mil colaboradores e transporte médio de 22 milhões de passageiros ao ano, nos seus sete Estados de atuação, o Grupo aguarda a regulamentação da nova lei do setor para traçar suas próximas estratégias de médio e longo prazo. “Queremos entender como será o novo cenário do transporte rodoviário terrestre para adequarmos as nossas projeções e seguirmos neste ritmo de crescimento”, adianta  Estefano.

Desafios

Em 2014, a Garcia completava 80 anos em meio a uma grave crise financeira. A Brasil Sul, criada em 2004, estava em franca ascensão. A fusão se deu de modo pouco convencional: a empresa de menor porte adquiriu a sua maior concorrente, a Viação Garcia, e o resultado que se vê agora é uma sólida companhia reinventada a partir dessa sinergia, unindo a tradição de uma à modernidade da outra.

“Os desafios da fusão foram, antes de mais nada, equacionar as finanças da empresa, já que a Garcia tinha um passivo elevado naquele momento. Também foi um grande obstáculo integrar as culturas das duas empresas, até então concorrentes. Tivemos que vencer uma certa resistência entre os colaboradores para compatibilizar a gestão”, recorda-se o vice-presidente.

A experiência da nova administração teve peso expressivo no processo de recuperação da empresa, com a adoção de medidas para a redução de custos, corte de desperdícios e otimização da frota. “O sucesso se deve também ao comprometimento dos colaboradores. Passada a surpresa inicial, entenderam que a empresa superaria os desafios e se tornaria mais sólida, como ocorreu”, observa José Boiko.

A estrutura administrativa da Garcia, com seu forte potencial operacional, somou-se à expertise da Brasil Sul, com foco em inovações, incorporação de tecnologias, excelência dos serviços. “Isso acelerou a consolidação da ‘nova’ empresa, que rapidamente se estabilizou em um cenário desafiador, marcado por grandes transformações e que exige rapidez na tomada de decisões para a máxima eficiência operacional”, afirma Estefano. 

“Nos eixos”

Saneamento realizado, integração concluída e caminho livre para crescer. “Há apenas oito anos, a situação era totalmente diferente. Por isso o balanço que fazemos é de que os resultados são extraordinários e que tivemos êxito em colocar a empresa nos eixos”, afirma o presidente.

O Grupo investe continuamente na renovação da frota. A compra mais recente foi efetuada no ano passado e, desde novembro, Garcia e Brasil Sul recebem 118 ônibus de última geração (G8 Marcopolo com chassi Mercedes-Benz). O investimento supera R$ 111 milhões. Dos novos ônibus, 31 já estão em operação e, em um prazo de três meses, outros 87 passarão a rodar nas estradas. São carros dos modelos Paradiso 1800 Double Decker, Viaggio e Torino Plus.

Muito além de uma questão estética, a nova frota traz mais segurança às viagens. Os ônibus contam com sensores de acompanhamento das faixas da rodovia, rastreamento em tempo real, sistema automático de frenagem. “Os motoristas são treinados e capacitados permanentemente para conduzir estes veículos de novíssima geração”, enfatiza José Boiko.

O foco do Grupo está voltado para a excelência dos serviços e ampliação crescente do seu público-alvo. Assim, incorporou uma faixa de público do transporte aéreo que tem migrado para o serviço rodoviário ao encontrar conforto de primeira classe e segurança avançada.

Já no início da pandemia, em 2020, a empresa mobilizou os seus gestores e contou com o suporte de especialistas para adotar práticas contra a Covid 19. Incorporou rapidamente medidas de biossegurança ao seu processo operacional, desde a compra da passagem até o desembarque. “Neste novo modelo de negócios, são medidas que vieram para ficar”, resume Estefano.

Inovações e prêmios

A pandemia também atuou como um acelerador de inovações, tendo como reflexo, a mudança no comportamento do consumidor. As vendas digitais, em 2019, no período pré-pandemia, representavam 24,5% do faturamento da empresa. Em 2020, este percentual subiu para 27,1%. Em 2021, um novo salto, desta vez para 33,3%. A expectativa para 2022 é de nova expansão, já que, em um intervalo de apenas três anos, o crescimento foi de quase dez pontos percentuais – o que aponta para um novo padrão de consumo no setor.

Quem viaja em um dos ônibus do Grupo tem a facilidade de compra oferecida através dos canais online (site, telefone, whatsapp e plataformas de vendas), bem como de pagamento em modalidade variadas: dinheiro, cartão, pix ou criptomoedas.

O Check-in digital no é outra comodidade, permitindo ao cliente o embarque com a apresentação de documento com foto, sem necessidade de impressão da passagem. Esta prática foi reconhecida com a conquista, em 2016, do conceituado Prêmio ANTP  – Boas práticas do Transporte Terrestre de Passageiro. No ano anterior, a empresa já havia sido contemplada no mesmo Prêmio na categoria Inovação e Tecnologia pelo produto “Espaço Mulher”, que diz respeito à fileira de poltronas exclusivas para mulheres, que podem viajar com maior tranquilidade.

Inédito no País, o serviço Cabine Cama oferece o conforto de hotel aos passageiros, com reclinação de 180º das poltronas em couro e Kit conforto que leva a assinatura da rede de Hotéis Bourbon. O conjunto inclui travesseiros de alto padrão, tecido percal 180 fios, e manta importada. Tudo higienizado e empacotado a vácuo em embalagem oxibiodegradável a cada viagem. O kit conferiu à empresa a menção honrosa na 7ª edição do Prêmio ANTP-ABRATI, na categoria “Satisfação do Cliente”.

Para agregar em conforto, privacidade e segurança, o serviço Cabine Cama ainda conta com cortinas individuais entre os assentos, Wifi 4G, tomadas e telas de LCD individuais com filmes e músicas, fone de ouvido, temperatura ideal com sistema de ar condicionado e serviço de bordo com água, suco, refrigerante e petiscos. E o importante diferencial da viagem garantida, o que não ocorre com o modal aéreo.

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